O Mérito da Graça

Criar uma Loja Virtual Grátis
O Mérito da Graça

Não conheço todas as religiões do mundo, mas pelo pouco que sei sobre diversas religiões como cristianismo, espiritismo, hinduísmo, budismo, islamismo e judaísmo pude entender que as religiões se baseiam na premissa do esforço humano para atingir determinado resultado, que pode ser o favor de Deus, a salvação da alma ou uma evolução na escala espiritual fornecida pela religião.

O cristianismo católico em sua catequese ensina que a humanidade carece de salvação e para obter essa salvação é necessário praticar boas obras. Não é algo muito diferente de outras religiões que afirmam a necessidade de praticar boas obras para Deus ou para a chamada evolução espiritual.

Muitas igrejas protestantes afirmam crer no dogma da Sola Gratia, que é o entendimento que a salvação é ofertada gratuitamente por Deus, por meio da fé em Jesus. No entanto, logo que alguém se achega é passada uma lista de normas (deixar de assistir novelas, não beber bebidas alcoólicas, somente ouvir música gospel, frequentar todos os cultos e reuniões da congregação, etc). Ou seja, apesar de afirmarem uma verdade bíblica incontestável, muitas igrejas protestantes estão colocando a meritocracia do ser humano como responsável pela salvação.

No judaísmo o ser humano precisa cumprir uma porrada de leis morais, leis de alimentação, leis de purificação, leis comportamentais e leis ritualísticas e assim, quem sabe, conquistar um lugar no reino de Deus. Hoje, muitos cristãos estão crentes de que é a marca que identifica os salvos é a guarda do sábado e leis alimentares.

As religiões ensinam que é possível perder a salvação, que o cristão precisa cuidar da salvação cumprindo a lista de regras repassada pela denominação cristã que frequenta. As religiões ensinam que é necessário fazer o bem para crescer espiritualmente, galgar degraus numa suposta escala espiritual. As religiões ensinam a meritocracia com Deus, aqueles que mais podem oferecer a Deus mais vão desfrutar dos benefícios que Deus pode dar, quer sejam materiais ou espirituais.

Não é assim para quem está no Evangelho de Jesus. O Evangelho é a boa notícia: Jesus já consumou aquilo que estava contra ti, já riscou a cédula que te acusava, já fez a expiação pelos teus pecados. Jesus já pagou o preço que era necessário. O Evangelho é essa boa notícia que Deus está oferecendo gratuitamente a justificação, a salvação da alma, a vida eterna hoje e agora. Basta tão somente a fé. Enquanto as religiões ensinam que deve-se fazer algo para Deus, o Evangelho é a notícia do que Deus fez pelo ser humano!

Quem está no Evangelho não pratica boas obras para ser salvo, mas as pratica pois é um dos frutos de ser salvo. Quem está no Evangelho é salvo pela meritocracia de Cristo, não por seguir uma lista de regras. Nem mesmo a fé é nossa, pois a nossa natureza decaída impede-nos de crer. A fé é também dom de Deus, e se é dom também é de graça.

Tudo é pela glória de Cristo. Se o ser humano pudesse ser salvo pelos próprios esforços, por jejuns, por quantidade de oração, por regras cumpridas, por rituais realizados, etc que glória teria Cristo na salvação? Se a salvação fosse pela caridade realizada, que glória teria Cristo? E que salvação teria o mendigo?

Os críticos da graça afirmam que estamos falando que a graça de Deus é um cartão pré-pago ilimitado que Jesus já pagou por nós, e se pecar é só pedir perdão que há crédito com Deus. Não, você que acredita na meritocracia humana e difunde esse engano não entendeu o que é o Evangelho. O crente alcançado pela graça de Deus nova criatura é, não vive pecando apesar de continuar sendo pecador, ele nasce de novo. Acaso posso eu nascer de novo? Entrar no ventre da minha mãe e renascer? É claro que não, mas trata-se de um nascimento da água (que representa a Palavra de Deus) e do Espírito. Ou seja, não sou eu que faço essa mudança, não é da minha vontade, um morto em seus pecados não ressuscita sozinho, é necessário que Deus opere o milagre do novo nascimento!

Portanto, quando você que critica a graça, você não está criticando a mim, nem a outro irmão que prega e crê na graça. Você está criticando a Deus, pois está dizendo a Deus que Ele não fez a obra completa, esqueceu o novo nascimento, esqueceu de sepultar a velha natureza em Cristo.

Jesus ensinou que a salvação é impossível para o homem, mas não para Deus. Então, não há mérito humano nenhum em todo esse processo, mas o mérito é de Cristo e tão somente dele.

Como dizem os ferrenhos adversários da esquerda brasileira: nada é de graça, sempre há quem pague o preço. A nossa salvação também não é de graça, o preço foi pago por Cristo.

Você que está lendo este texto, e tem sempre ouvido sobre a necessidade de fazer algo para Deus. Tem ido à cultos e ouvido falar em sacrifícios, e nem sempre você pode dar aquilo que está sendo lhe pedido. Está desanimado, pois ouve falar que se você não faz isso ou aquilo para Deus é porque você não tem fé. Esse texto é para você meu irmão, que está nas religiões, que está seguindo regra após regra que só te fazem desanimar. Essa mensagem é para você que busca crescimento espiritual e está desanimado, pois não obtém resposta do divino.

É um chamado para a graça. Deus tem uma mensagem para você: o preço já foi pago, o sacrifício já foi realizado, você pode hoje e agora alcançar a última e definitiva escala do crescimento espiritual: a salvação da sua alma. Basta crer em Jesus agora mesmo, olhar para a cruz do calvário e o Espírito Santo fará todo o resto.

Leia os evangelhos na bíblia de sua preferência.

 


Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. Efésios 2:8-10

Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 6:23

Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa. Porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos. Romanos 5:15

Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.  Romanos 3:23,24

E eles se admiravam ainda mais, dizendo entre si: Quem poderá, pois, salvar-se?
Jesus, porém, olhando para eles, disse: Para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis. Marcos 10:26,27