Como posso ser santificado pela Torah e Mishná?

Criar uma Loja Virtual Grátis
Como posso ser santificado pela Torah e Mishná?

Resposta que dei a um judeu que questionou como pode ser santificado pela Torah (Lei de Moisés) e pela Mishná.


 

É impossível que a Torah e Mishná santifiquem uma pessoa, é impossível que a oração santifique alguém. Se você é judeu, sabe que anualmente era sacrificado um cordeiro para expiar os pecados, e um bode era enviado ao deserto para que Deus esquecesse os pecados.

Também haviam sacrifícios contínuos pelo pecado, e também haviam outros sacrifícios expiatórios que o pecador deveria fazer. Hoje o judaísmo não pratica mais a expiação, os rabinos alegam que o motivo é a destruição do templo de Jerusalém em 70 d.C, único lugar que o Eterno escolheu para as ofertas e sacrifícios. Mas a retirada dos holocaustos e sacrifícios estava nos planos do Eterno a muito tempo, e ocorreram em cumprimento a vinda do Messias, que já veio e foi tirado, ele foi arrebatado e está a direita do Eterno, como dizem as escrituras.

Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés. Salmos 110:1

No entanto, a maioria dos judeus não reconheceu ao Messias do Eterno. Assim como o Eterno proveu a Abraão o cordeiro para o sacrifício, o Eterno proveu o cordeiro sem mácula, perfeito, para que fosse dado fim aos sacrifícios e holocaustos. Yeshua ou Jesus, como você preferir chamar, esteve entre nós, Filho do Eterno (vide Salmo 2) tomou sobre si os nossos pecados (vide Isaías 53). Mesmo morrendo na cruz do calvário, o Eterno não deixou a alma do Messias no Sheol:

Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção. Salmos 16:10

Pois ao terceiro dia, o Eterno ressuscitou o Messias:

“Até que se arrependam de seus pecados e Me procurem, e em sua miséria recorram a Mim. Vinde, voltemos ao Senhor, Ele feriu-nos, Ele nos curará; Ele causou a ferida, Ele a sanará. Dar-nos-á de novo a vida em dois dias, ao terceiro dia levantar-nos-á, e viveremos em Sua presença” (Oséias. 6:1-2)

Após ter ressuscitado, Yeshua foi tomado para o trono do Eterno: Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés. Salmos 110:1 Pela descrença dos judeus, o Eterno cumpriu o prometido:

Tu nos entregaste como ovelhas para comer, e nos espalhaste entre os gentios. Salmos 44:11

“Prestai-Me atenção, e vinde a Mim, escutai, e vossa alma viverá: quero concluir convosco uma eterna aliança, outorgando-vos os favores prometidos a Daví” (Isaías. 55:3)

“Dias hão de vir – oráculo do Senhor – em que firmarei Nova Aliança com as casas de Israel e de Judá. Será diferente da que concluí com seus pais no dia em que pela mão os tomei para tirá-los do Egito, aliança que violaram embora Eu fôsse o esposo deles. Eis a aliança que, então, farei com a casa de Israel – oráculo do Senhor: Incutir-lhe-ei a Minha lei; gravá-la-ei em seu coração. Serei o seu Deus e Israel será o Meu povo. Então ninguém terá encargo de instruir seu próximo ou irmão, dizendo: “Aprende a conhecer o Senhor,” porque todos Me conhecerão, grandes e pequenos – oráculo do Senhor -, pois a todos perdoarei as faltas, sem guardar nenhuma lembrança de seus pecados” (Jer. 31:31-34).

Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores. Isaías 53:12

Ou seja, Yeshua é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, ele é o provimento do Eterno para que cessasse os sacrifícios e holocaustos. O Messias foi tirado por um tempo:

E depois das sessenta e duas semanas será cortado o Messias, mas não para si mesmo [para Deus]; e o povo do príncipe, que há de vir [Roma], destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas as assolações. Daniel 9:26

Daniel profetizou que o Messias viria antes da destruição de Jerusalém e do Templo! E vocês judeus não perceberam!

Um dia, Yeshua voltará para assentar-se sobre o trono de Davi e estabelecer o reino de Deus:

Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele. E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído. Daniel 7:13,14

A salvação é dom gratuito de Deus, mediante a fé. Basta você crer que Yeshua é o cordeiro de Deus, e na expiação realizada para expiar os pecados. Não é a Torah que salva, ela apenas revela o pecado. Não são as boas obras que salvam, pois nenhum homem é capaz de salvar, pois quem nunca transgrediu a Torah?

A salvação é dom gratuito de Deus, mediante a fé de que o preço do sangue de Yeshua é o suficiente para justificar todo aquele que nele crer.

Por fim, eu te desafio: ore ao Eterno e peça-lhe para revelar-te o Messias, mostre ao Eterno que você deseja conhecer se Yeshua é o Messias. Deixe o Eterno abrir seu coração, e não duvide da salvação do Eterno.